quarta-feira, 10 de novembro de 2010



2º MÒDULO: Cerâmica

Desafio: "Mas era preciso arricar". E tu, o que estas disposto a arriscar?
Procura traduzir este novo desafio através de um projecto para uma peça de cerâmica.

Conceito:        
       A pergunta certa é: estarei eu disposta a arriscar? ou melhor estarei eu pronta para arriscar? talvés seja um torbilhão de respostas para as quais eu não tenho resposta.        
       Talvés podesse pensar ou mesmo achar que estou preparada para arriscar, mas dei comigo a pensar o que é que eu tenho para arriscar? ai fez-se luz! exacto! tenho uma qualidade que ás vezes se torna um defeito,mas para mim é importante e eu arriscaria isso em troca de uma coisa que realmente valesse a pena para mim, ou seja o meu ORGULHO!
        Pensei.... pensei... e continuei a pensar será que arriscar o meu orgulho é mesmo isso que eu quero? Para quê arriscar o meu orgulho?
       Voltei a pensar... a pensar e cheguei à conclusão que arriscaria o meu orgulho em troca da PAZ!


Referênciais:      
        Quando no meu conceito eu digo "arriscarei o meu orgulho em troca da paz!", não me refiro em acabar com as guerras ou mesmo a fome, ok.... isso seria o ideal, mas sem a nossa paz interior (e é a esta paz que eu me refiro no meu conceito), aquilo que nós sentimos dentro de nós, a nossa felicidade, a nossa tranquilidade, a nossa liberdade, o nosso porder de crítica,a nossa responsabilidade.... sem isso nunca haverá paz no mundo.
     Todos os dias de manhã vou no metro para a escola, e sabem o que é que eu vejo quando olho para os olhos das pessoas? vejo preocupações,vejo problemas, vejo tristeza.... todas elas vão a pensar como mal lhes corre a vida.... e é ai que eu penso porque é que as pessoas não olham á sua volta e não deixam os seus problemas de lado e tentam encontrar a sua paz interior???

    Se me perguntarem se eu sou feliz eu irei responder SIM, pois eu já encontrei a minha paz  interior, pelo menos por enquanto!

Imagens relacionadas com o meu conceito:











  • pesquisa:
          - O que é a ceramica:
            A cerâmica próvem de grego e significa matéria-prima queimada.É a actividade ou arte de produção de artefactos cerâmicos. É qualquer classe de material sólido inorgânico, não metálico que seja submetido a altas temperaturas na manufactura.

         - Cerâmica tradicional:
           As primeiras matérias-primas utilizadas são a Feldsapato, a Sílica e a Argila. Após a moldagem e uma secagem á sombra para absorver a maior parte da água, a peça é submetida a altas temperaturas que lhe atribuem rigidez.

         - Cerâmica artística:
           Desde cedo que a produção de cerâmica deu importância fundamentalmente á estetica, visto que o seu produto, na maioria das vezes destinguia-se ao comercio.

         -Cerâmica indústrial:
          A indústria da cerâmica é responsável peça fabricação de pisos, azuleijos e resvestientos de longa aplicação na construção cívil.

Imagens relacionadas com a cerâmica:

Cerâmica tradicional


Cerâmica tradicional


Cerâmica artística

Cerâmica artística
Cerâmica indústrial

domingo, 24 de outubro de 2010

Pesquisa:

Metamorfose Media

  A Metamorfose Media é uma agência que tem como objectivo promover os novos criadores que através de materiais recicláveis fazem arte.

                                                  http://metamorfosemedia.blogspot.com/

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Imagens sobre a Metamorfose:











                                                                             
Tema: Um acordar diferente
"A Metamorfose" de Franz Kafka

Conceito
    "Hoje acordei perdida na escoridão do meu quarto, sentia-me estranha, como se a minha vida tivesse ficado nos meus próprios sonhos".

Referenciais a utilizar na exploração do conceito
  • O que são os sonhos?
   O sonho é uma manifestação criativa da mente inconsciente e consciente que transcedem os 5 sentidos. Carl Jung (foi um psiquiatra suíço) disse: "Dentro de cada um de nós há um outro que não conhecemos. Ele fala conosco por meio de sonho".
  • Para mim é como tudo o que eu sou fosse um sonho e não a realidade, é como se eu agora descobrisse que o que eu pensava realmente ser fosse tudo uma mentira.
         Eu pensava que toda a minha vida me tinha tornado numa pessoa que agora quando acordei já não era... mas depois acordei realmente e percebi que tudo em mim estava igual e que nunca deixei de ter a vida que sempre tive...
         ... ou seja, o meu acordar foi diferente pois acordei com as ideias todas trocadas...